sábado, 15 de março de 2008

A Pequena burguesia vai ao inferno

A Pequena burguesia vai ao inferno

Se a classe operária não chegou ao paraíso, agora é a pequena burguesia que desceu aos infernos. Sim, a burguesia pensa que a sua política de miséria, de morte, de repressão é coisa de favelados, dos "excluídos" nas palavras gentis de economistas e sociólogos, mas agora as noticias mostram que a pequena e média burguesia se enfurnam também nesta espiral de violência e roubo.

O Jornal o Globo (edição online de 14-03-08) mostra que a eleição de sindico de um condomínio na Barra da Tijuca, condomínio que movimenta um orçamento de 4 milhões anuais, está envolvida numa troca de acusações de roubo, perseguições, espancamentos. De onde vem isso?

Um dos candidatos a sindico é "ligado a entidades de transporte alternativo". Um bom eufemismo para explicar que João das Vans (o apelido do candidato) é um dos que exploram este tipo de serviço nada regulamentado. E a violência que a população pobre presencia chega a um condomínio fechado (e rico) da barra.

Claro, a burguesia quer esquecer que a miséria, o trafico de drogas, de armas e a prostituição que ela promove só atingem os pobres. Só eles são traficantes, só os seus filhos e filhas são prostitutos e prostitutas, só eles roubam. Eles esquecem os Renan Calheiros, as noticias de mensalão e outros que se espalham por jornais e TVs, eles querem fazer crer que os bilhões que são movimentados no trafico de drogas ficam nas favelas.

Agora a realidade bate dura na sua cara. E eles vão novamente fazer de conta que nada acontece, pois o que temem mais é o trabalhador organizado, lutando por seu salário e por um mundo melhor, que varra desta terra a burguesia e todos os seus males.

Nenhum comentário: