quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Luta contra o Reuni

REUNI NA UFRJ

Hoje( 18/10/2007 )deveria haver a votação do REUNI (PRE) na UFRJ. Com a pressão dos estudantes isso acabou não acontecendo, pois a mobilização não deixou que o projeto fosse votado. Mesmo que setores do movimento(grande minoria) estivesse favoráveis - setores governistas de dentro do PT(DS e cia) PC do B(UJS). Presentes estavam várias entidades, inclusive presidente e vice da UNE, presidente da UEE - RJ, etc. Pois a aprovação do REUNI na UFRJ representaria um 'belo' exemplo para as outras. Por ser a maior, mais importante federal do país.
Após uma grande confusão, onde o reitor Aluísio Teixeira tentou, aos berros, pedir que os conselheiros votassem imediatamente, antes que os estudantes ocupassem o palco e tomassem o CONSUNI - conselho universitário. No entanto, a votação foi ilegítima, pois vários conselheiros não ouviram o chamado, não foi registrado em ata, e conselheiros discentes não conseguiram votar. No mesmo instante, o reitor e os conselheiros tiveram que sair do salão do consuni(que não foi no prédio da reitoria, mas transferido para um salão maior no CT) de prontidão perante a massa indignada com a atitude autoritária do mesmo.
Perante a ação dos estudantes em barrar o reuni ocupando o palanque, outros estudantes, em bem menor número(ala governista) defendia o projeto de reestruturação universitária e tentavam barrar, violentamente, o acesso daqueles que queriam subir no palanque. Que não eram só estudantes, mas setores dos trabalhadores da universidade e do corpo docente.
Após isso os estudantes fizeram uma assembléia no roll externo do prédio do CT e decidiram, por decisão coletiva, fazer uma marcha até a reitoria para requerer explicações do reitor. E no objetivvo fundamental: BARRAR O REUNI DA UFRJ. O resultado foi a ocupação da UFRJ, que se encontra até esse momento com estudantes mostrando a sua insatisfação perante esse projeto de destruição da universidade pública, da pesquisa e da qualidade no ensino.

É preciso registrar a presença dos diversos cursos da UFRJ, assim como companheiros da UFF(estudantes e técnico-admnistrativos) [esses terão o mesmo enfrentamento no dia 23/10] que estão mantendo a luta em conjunto pela defesa da universidade pública.

CONTRA O REUNI! - ampliação para todos com qualidade, não queremos escolão, fora precarização!!
PELA ESTATIZAÇÃO DE TODAS AS UNIVERSIDADES PRIVADAS EM DÍVIDA COM O GOVERNO!!

Luiz C Ramiro Jr
Ciências Sociais
www.marxismo.org.br

Nenhum comentário: