quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Bancários em greve!


 

Sem proposta de aumento real, bancários das redes pública e privada entraram em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembléias realizadas dia 23/09 em todo o Brasil.


 

O Comando Nacional orientou a base a rejeitar a proposta da FANABAN (Federação dos bancos) e decidir pela greve: "A nossa pauta de reivindicações foi entregue aos bancos no dia 10 de agosto e, após mais de um mês de negociações, eles fizeram uma proposta rebaixada, que apenas repõe a inflação, diminui o valor da PLR e ignora as outras demandas", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro - Contraf-CUT. (Último Segundo)


 

Acessem o site da Contraf-CUT e leiam em detalhes as principais reivindicações dos bancários e a proposta (ou a falta de proposta) dos banqueiros:

http://www.contrafcut.org.br/noticias.asp?CodNoticia=18755


 


 

Contra a intransigência dos patrões e do Governo

está a disposição de luta dos bancários


 

Os responsáveis por essa crise financeira não são os trabalhadores, que os capitalistas paguem por ela. É com essa perspectiva que se iniciaram as mobilizações com assembléias cheias e unidade entre trabalhadores dos bancos públicos e privados. Quem poderia (e deveria) ajudar muito mais é o Governo. Lula poderia contribuir para quebrar a intransigência dos banqueiros atendendo desde já as reivindicações dos funcionários do BB da CAIXA. Isso forçaria os bancos privados a ceder. Mas ao invés de cumprir esta tarefa, nada além do mandato que o povo deu a Lula, o Governo prefere se esconder atrás da FENABAN e tomar atitudes anti-operárias como em 2008 quando não abonou os 23 dias de greve dos trabalhadores da CAIXA.


 

Na assembléia do Sindicato da Baixada Fluminense (23/09), um companheiro explicou a necessidade de incluir nas atividades da greve a paralisação também das compensações de cheques. Ele lembrou que na década de 80, essa medida ajudava a garantir reajustes mais satisfatórios, à medida que a compensação de cheques atinge mais fortemente a circulação de capital.


 

Somos todos bancários!


 

Os bancários não podem se intimidar e devem se agarrar a seu sindicato e exercer seu direito legítimo de greve. Pois o Brasil tem jeito, e só a unidade e luta dos trabalhadores podem resolver nossos problemas sociais. Os bancários estão dando o exemplo! Outros militantes jovens e trabalhadores devem se solidarizar com eles participando e fortalecendo as atividades da greve!


 

Esquerda Marxista RJ

Nenhum comentário: