quinta-feira, 24 de abril de 2008

O PT e as alianças

PT itatiaense anuncia equivocada política de aliança em 2008 com o burguês PP!

*Almir da Silva Lima(almirptmacae@yahoo.com.br)

O apelidado governo de coalizão do presidente Lula – que significa governar muito mais para a burguesia que para o povo trabalhador - faz escola no Estado do Rio de Janeiro. Não bastasse o equívoco do PT por fazer parte do governo antipovo-trabalhador que é o de Sérgio Cabral Filho (PMDB). Agora, tal política de se aliar à burguesia é anunciada pelo PT do município sul-fluminense de Itatiaia. Nas eleições municipais de outubro vindouro, o PT itatiaense anuncia que abrirá mão de lançar candidatura própria a prefeito para apoiar a do empresário Luis Carlos Ypê, do burguês e centro-direitista Partido Progressista (PP). O anúncio ocorreu em 29/03 passado quando cerca de 80 pessoas participaram de encontro comemorativo dos 28 anos de fundação do PT.

O encontro serviu para selar acordo fechado no início do próprio de mês de março, uma vez que as conversações entre as partes foram iniciadas ano passado. Haja vista, embora o evento comemorativo tenha sido do PT dele participaram o próprio empresário Luis CarlosYpê que é o presidente municipal do PP além inúmeros pré-candidatos a vereador de outros partidos políticos burgueses como PSC e PSL. Também participaram o presidente municipal do PT em Itatiaia Mauro Eleutério, o pré-candidato a prefeito itatiaense do PT que desistiu César Stagi, filiados e pré-candidatos a vereador petistas, assessores do deputado federal Luis Sérgio (PT-RJ) e da Secretária de Assistência Social do governo estadual fluminense Benedita da Silva.

Única parlamentar presente ao evento, a deputada estadual petista Inês Pandeló deu o tom dos discursos, saudando a política de aliança do PT com a burguesia. Segundo a parlamentar "o PT itatiaense avaliou sua candidatura própria, decidindo se aliar à pré-candidatura de Luis Carlos Ypê para que a cidade tome um novo caminho para o desenvolvimento, sobretudo no setor que mais cresce no Brasil atual que é o do Turismo (...) Por isso quero dar meu apoio público à alternativa de quem entende do assunto que é o (empresário) Luis Carlos Ypê"; enfatizou a deputada. Seu discurso de apoio à burguesia foi seguido pelo presidente municipal do PT itatiaense Mauro Eleutério e pelo desistente pré-candidato a prefeito César Stagi.

Encerrando os discursos, o presidente do PP e pré-candidato a prefeito de Itatiaia o empresário Luis Carlos Ypê disse "Este apoio é muito importante para recuperarmos o município de Itatiaia porque vamos precisar ter as portas abertas em todos os lugares, seja do governo estadual seja do governo federal uma vez que esta aliança possibilitará esta abertura porque os partidos que estão juntos nesta aliança local, também estão juntos no plano estadual com o governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) e no plano federal com o presidente Lula"; concluiu o empresário Ypê, posando para as fotos ao lado dos seguintes petistas, a deputada estadual Inês Pandeló, o presidente municipal itatiaense Mauro Eleutério e do ex-pré-candidato a prefeito Mauro Stagi.

*jornalista – é militante da corrente intra PT (Esquerda Marxista).


 


 


 


 


 


 


 

Nenhum comentário: